Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Aldeia de Estoi - Palácio de Estoi

O Palácio de Estoi representa a mais significativa manifestação do romantismo e do estilo rococó no Algarve e é considerado o melhor exemplar da arquitectura civil da 2ª metade do séc. XVIII, na zona a sul do Tejo.
Este palácio foi mandado construir no final do séc. XVIII, pelos condes de Carvalhal, numa propriedade com cerca de 4 hectares, situada num local com um excelente enquadramento paisagístico. Em 1893, foi comprado por José Francisco da Silva, que contratou os melhores artistas nacionais e estrangeiros para a realização de obras de restauro. Este trabalho, dirigido pelo arquitecto Domingos da Silva Meira, manteve a sua originalidade inicial mas atribuiu-lhe a elegância e a sumptuosidade digna de um palácio. Estas obras foram concluídas em 1909.
O rei D. Carlos concedeu o título de Visconde de Estoi a José Francisco da Silva, graças ao dinheiro e esforços que este despendeu na construção do palácio.
Esta propriedade foi classificada pelo Estado como Imóvel de Interesse Público, em 1977.
Em 1987 tornou-se propriedade da Câmara Municipal de Faro. O seu avançado estado de degradação determinou o procedimento de restauros.
O Palácio de Estoi distribui-se em 2 andares e tem 28 divisões, sendo as mais importantes o salão nobre, cuja decoração do estilo Luís XV se encontra patente nas pinturas e na talha dourada de algumas peças restauradas; a sala de visitas; a sala de jantar; a capela; os 2 pavilhões de chá; e a casa do presépio. A maior parte da decoração interior abrange os estilos renascentista, barroco e romântico. Os seus tectos em estuque constituem o melhor conjunto do Algarve. Parte da sua fachada, de inspiração neoclássica, encontra-se revestida a azulejos com decoração floral e cenas diversas.
O amplo jardim do palácio, implantado em socalcos e inspirado no traçado francês e italiano, apresenta lagos, fontes, escadarias, painéis de azulejos e diversas esculturas, em mármore e cerâmica, de figuras públicas e históricas, tais como Bocage, Garrett, Marquês de Pombal, Camões e alguns deuses pagãos. Neste jardim artístico, típico do romantismo, existe também uma grande variedade de vegetação.
Após a realização de obras de adaptação e ampliação, com projecto do arquitecto Gonçalo Byrne e do arquitecto paisagista João Cerejeiro, este monumento passou a albergar uma pousada da Enatur - a Pousada de Faro, sendo a única Pousada de Portugal, integrada no segmento de Pousada histórica design.
Na zona da ala moderna ficam os 63 quartos e suites da pousada, confortáveis e de decoração contemporânea, e a piscina exterior.
Nesta pousada existe uma agradável combinação entre os elementos clássicos, barrocos e contemporâneos.























Passadiço que interliga as 2 partes da Quinta do Palácio de Estoi, na Rua da Bica.


Passadiço que interliga as 2 partes da Quinta do Palácio de Estoi, na Rua da Bica.






































































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário